Chamada pública
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Chamada Nº 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva (link)
Faixa B - Estudos Primários e Originais
Programa Especial de Cooperação com o Ministério da Saúde (COSAU)
Vigência: 13/12/2023 a 31/12/2026
Projeto de pesquisa
Título: Avaliação da literacia digital em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS)
Eixo: Eixo VI - Trabalho e Educação em Saúde
Processo CNPq: 445310/2023-5
Vigência: 13/12/2023 a 31/12/2026
Valor: R$ 1.488.080,00
Proponente/Coordenador: Prof. Dr. Ivan Torres Pisa, livre docente, http://lattes.cnpq.br/2841925497526792, docente concursado, servidor público federal, Departamento de Informática em Saúde, Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Objetivo: O projeto tem por objetivo geral apoiar a qualificação e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS) quanto à sua literacia digital em saúde e seus conhecimentos em saúde digital. Como objetivos específicos:
a) Disponibilizar um portal web, aberto e gratuito, com um instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital - aqui denominado Teste IDs - para trabalhadores da APS.
b) Oferecer caminhos de aprendizagem sobre literacia digital em saúde e temas da saúde digital para trabalhadores da APS a partir da relação entre resultados do Teste IDs e processos de educação formal e não-formal preferencialmente produzidos ou financiados pelo setor público.
c) Evoluir o Teste IDs no conceito de inteligência digital em saúde para apoiar uma estratégia efetiva para a educação permanente em saúde, formal e não-formal, para trabalhadores da APS e dos outros níveis do SUS.
Relevância científica e tecnológica
Este projeto apresenta relevância científica pelo seu potencial de contribuir com um modelo conceitual sobre literacia digital em saúde relacionado à estratégia de saúde digital e com foco na educação permanente em saúde de trabalhadores da atenção primária à saúde, grupo altamente relevante e impactante no desempenho dos serviços do SUS. Ainda, possibilita identificar a situação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital de trabalhadores da atenção primária à saúde para gestores, profissionais de saúde, sociedade civil e outros atores, numa linguagem acessível.
Com relação à sua relevância tecnológica, o projeto considera oferecer à sociedade um portal web de acesso livre, gratuito, com um teste de literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital, com foco no cenário de saúde brasileiro e no SUS, com destaque para trabalhadores da atenção primária à saúde, que possibilite identificar perfis de cidadania digital, criatividade digital e competitividade digital dos respondentes. Competências relevantes para auxiliar na transformação digital na saúde serão consideradas no portal web, incluindo temas como direitos, comunicação, inteligência emocional, segurança, proteção, identidade, literacia e uso digital. Ainda, pretende-se oferecer um catálogo digital de amplo acesso com lista de instituições de ensino e de recursos educacionais que favoreçam o desenvolvimento das competências digitais necessárias para atuação na atenção primária à saúde no contexto da saúde digital.
Equipe inicial de pesquisadores
1. Ivan Torres Pisa (coordenador), Dr. livre-docente, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), http://lattes.cnpq.br/2841925497526792
2. Gilberto Vieira Branco, Me., Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), http://lattes.cnpq.br/2680920443460909
3. Angélica Baptista Silva, Dra., Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), http://lattes.cnpq.br/0947912377089491
4. Deysianne Costa das Chagas, Dra., Universidade Federal do Maranhão (UFMA), http://lattes.cnpq.br/7600882185941353
Editais públicos