Teste IDs UNIFESP  •  Fase I 2018-2022


O conceito de literacia representa a capacidade que o indivíduo possui para ler, escrever e compreender de forma efetiva. Em 1997 o conceito de literacia digital foi popularizado por Paul Gilster que a definiu como a capacidade para compreender, avaliar e integrar informações em diferentes formatos por meio do computador(1). Em 2019 o DQ Institute de Cingapura afirmou que literacia digital é a habilidade em encontrar, ler, avaliar, sintetizar, criar, adaptar e compartilhar informação, mídia e tecnologia(2).

Em 2017 o Ministério da Saúde (MS) apresentou sua estratégia de saúde digital para o Brasil, atualizada em 2020(3). Foram definidos quatro pilares para desenvolvimento da estratégia e estes foram caracterizados pelas áreas de governança e recursos organizacionais, padrões e interoperabilidade, infraestrutura e recursos humanos (RH). Nesta última área foram definidos vários objetivos tais como a ampliação do acesso à atenção básica de saúde por meio do uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs), a qualificação das equipes de saúde com promoção de educação permanente por meio de instrumentos de educação a distância (EaD), definição de perfil profissional de saúde digital e de uma matriz de competências com ênfase na valorização do profissional de saúde e na melhoria do atendimento para o paciente. Em toda a estratégia ocorre a definição de público-alvo e no documento(3) foram enumeradas dez categorias. Destacamos as categorias de profissionais de saúde, gestores de saúde, prestadores de serviços de saúde, instituições de ensino e pesquisa, operadoras de planos de saúde, profissionais de informática em saúde e empresas fornecedoras de sistemas de informação em saúde como público-alvo desta pesquisa, aqui denominados como trabalhadores em saúde.

Nosso estudo tem como objetivo avaliar o nível da literacia digital de um trabalhador da área da saúde com base na teoria do quociente de inteligência digital proposta pela Dra. Yuhyun Park do DQ Institute de Cingapura em seu framework de literacia digital, habilidades e prontidão(2). O Teste de Inteligência Digital em Saúde (IDs) foi criado para automatizar essa avaliação por meio da apresentação de diferentes aspectos que compõem o conceito de inteligência digital e da auto-declaração do respondente. O instrumento IDs não representa um exame, com questões alternativas ou assertivas; não há respostas certas ou erradas. No momento apenas a área de literacia digital está disponibilizada do conceito maior de inteligência digital. Em breve serão disponibilizadas as demais áreas de avaliação da inteligência digital, ajuste nos aspectos para diferentes perfis relacionados à saúde e avaliação de equipes de trabalho. Aguarde por novidades!

Ficaremos felizes em conhecer sua opinião sobre esse tema assim como suas sugestões, críticas ou comentários sobre esse teste. Agradecemos pela sua visita e esperamos que esse instrumento seja útil a você e sua equipe de trabalho.

Referências:

1. Hull GA, Mikulecky L, St. Clair R, Kerka S. Multiple Literacies. A Compilation for Adult Educators. 2003.
2. Institute D. DQ Global Standards Report 2019 - Common Framework for Digital Literacy, Skills and Readiness. Singapura: DQ Institute; 2019. Disponível em https://www.dqinstitute.org/wp-content/uploads/2019/11/DQGlobalStandardsReport2019.pdf.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Departamento de Informática do SUS. Estratégia de Saúde Digital para o Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/estrategia_saude_digital_Brasil.pdf.
4. OECD. OECD Future of Education and Skills 2030. [Online].; 2018. Disponível em: https://www.oecd.org/education/2030-project/contact/E2030_Position_Paper_(05.04.2018).pdf

Teste IDs UNIFESP  •  Fase II 2024-2026


A Fase I deste projeto recuperou o primeiro teste de literacia digital para a área da saúde que Ivan Pisa e Gilberto Branco criaram em 2017 para o Curso de Especialização em Informática em Saúde UAB/UNIFESP e desenvolveu inicialmente o IDs versão 1, com 44 questões, e o IDS versão 2, com 56 questões, atualmente dispoível publicamente na página web do projeto https://ids.saude360.app.br. A despeito dos bons resultados obtidos, no ano de 2023 retomamos a discussão sobre o escopo do projeto e quais perfis de estudantes e trabalhadores do SUS estavam mais atendidos e quais as melhorias e lacunas que seriam necessárias para uma evolução do teste de literacia digital em saúde. Em especial, as ações da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI) do Ministério da Saúde nos motivaram a buscar uma ampliação do Teste IDs para trabalhadores da atenção primária à saúde (APS) e outros perfis do SUS.

Quando tivemos notícia da Chamada CNPq nº 21/2023 - Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva, do Programa Especial de Cooperação com o Ministério da Saúde (COSAU), lançada em agosto de 2023, que continha linha de pesquisa no qual este projeto se alinha, enviamos uma proposta e tivemos a honra e a felicidade de tê-la aprovada, CNPq processo 445310/2023-5.

Assim, começa a Fase II 2024-2026 deste projeto, que amplia sua perspectivca e agora tem como objetivo geral apoiar a qualificação e aperfeiçoamento profissional de trabalhadores da atenção primária à saúde (APS) quanto à sua literacia digital em saúde e seus conhecimentos em saúde digital. E como objetivos específicos:
a) Disponibilizar um portal web, aberto e gratuito, com um instrumento de auto-avaliação da literacia digital em saúde e de conhecimentos em saúde digital - aqui denominado Teste IDs - para trabalhadores da APS.
b) Oferecer caminhos de aprendizagem sobre literacia digital em saúde e temas da saúde digital para trabalhadores da APS a partir da relação entre resultados do Teste IDs e processos de educação formal e não-formal preferencialmente produzidos ou financiados pelo setor público.
c) Evoluir o Teste IDs no conceito de inteligência digital em saúde para apoiar uma estratégia efetiva para a educação permanente em saúde, formal e não-formal, para trabalhadores da APS e dos outros níveis do SUS.

A todos os que participaram como voluntários realizando seu teste de literacia digital em saúde e enviando opiniões, sugestões e críticas, nosso muito obrigado! E agora, mais do que nunca, ficaremos mais felizes ainda em conhecer sua opinião sobre esse tema assim como suas novas sugestões, críticas ou comentários sobre esse teste. Agradecemos pela sua visita e esperamos que esse instrumento em suas novas formulações seja útil a você e à sua equipe de trabalho.

E importante: este projeto continua representando uma ação sem fins lucrativos, sem interesses econômicos, com o compromisso de tentar contribuir com a evolução dos serviços de saúde e da capacitação de trabalhadores do SUS. Sua participação, seus dados e suas opiniões não serão comercializados!